Perguntinha que muita gente se faz essa, não? É incrível como a solução pode ser extremamente simples, ou realmente distante.
Bem, muitos vão ter opções diferentes de como fazer isso e é importante entender dentro do seu contexto como isso pode ser alcançado, mas de uma maneira simplista, vamos analisar diferentes cenários e você me diz se se encaixa em algum deles, ok?
FUNCIONÁRIO:
O funcionário tem algumas premissas bastante explícitas que facilitam o entendimento das suas funções e isso é fundamental para alcançar esse objetivo, então vamos traçar aqui um início de um planejamento para alcançar um aumento de renda.
Identifique, entenda e organize de maneira clara quais são as suas funções e atribuições. Se apropriando desse conhecimento, veja o tempo que leva hoje para realizar essas tarefas e busque na sua rotina formas de diminuir esse tempo. Quais as possibilidades de automação existentes? Como você pode fazer o mesmo, ou até mais em menos tempo? Busque registrar essas análises e resultados e apresente para o seu superior.
Chame o seu gerente e mostre que você tem buscado formas de otimizar os processos da empresa e que você tem como objetivo crescer dentro da organização e melhorar sua remuneração. Apresentando, peça ao seu supervisor que lhe oriente de que maneiras você pode alcançar esse objetivo. Pergunte claramente "Quais caminhos devo seguir para crescer na empresa e aumentar minha remuneração?"
Isso mostrará atitude e deixará claro o que você busca e como tem se envolvido com a empresa buscando não apenas um aumento de salário, mas formas de torná-lo viável.
EMPRESÁRIO:
Se, por outro lado você é empreendedor, e quer aumentar a sua renda, entenda que, obviamente você precisará aumentar as vendas, mas certamente isso você já sabe, o que talvez não fique claro é que antes de aumentar as suas vendas, você precisa garantir que tem controlados os custos e despesas, que sabe o seu preço de venda, porque isso determinará o sucesso do seu negócio.
Imagine que você não esteja plenamente satisfeito com o seu resultado e esteja investindo em marketing e no comercial, mas o que você não sabe é que seu preço de venda está errado e você está trabalhando no prejuízo. E quanto mais você vende, mais endividado você fica.
"Mas Giordano, claro que eu sei meu preço de venda e é óbvio que ele me da lucro.. só preciso de mais clientes mesmo"
Sim, já ouvi muito isso ao iniciar consultorias e ao longo do andamento delas é comum identificarmos que a realidade é outra. Lembre-se que o seu resultado é impactado por tudo que envolve o seu processo de operação e muitas vezes você tem dinheiro saindo por lugares que você não percebe.
Você sabe quanto paga de cartão? Sabe quais tarifas incidem sobre os tipos de bandeira? Tem antecipação contratada? Faz um fechamento pra garantir que todos os valores foram creditados corretamente? Seu regime tributário está escolhido adequadamente?
Então aqui a gente pode perceber que para aumentar a renda, não basta apenas aumentar as vendas, as vezes o fato de reestruturar processos internos garante um aumento de renda significativo sem fazer uma venda a mais.
INVESTIDOR:
Para os que são investidores, teoricamente, já estão acostumados a fazer análises mais frequentas, ainda assim, cabe a comparação. Será que o tipo de investimento que estou fazendo é o mais rentável, ou mais livre de riscos que posso fazer com os recursos que tenho?
Vou citar um exemplo: Vamos imaginar um apartamento de 100 mil reais que seja alugado por R$ 500,00, com um custo de condomínio de R$ 150,00
O proprietário deste imóvel investiu e imobilizou R$ 100 mil e tem como rendimento R$ 500,00, um rendimento de 0,5% sujeito ainda a incidência de impostos (analisar caso a caso). Se ocorrer do apartamento ficar vago, além de não receber o rendimento, terá o custo de condomínio, que lhe dará um rendimento negativo e eventuais manutenções que possam surgir. Se o investidor usar o mesmo recurso e colocar em um investimento que tenha um rendimento líquido próximo de 1% a.m. terá o dobro de rendimento sem necessidade de aportar maiores valores.
Embora a pergunta seja recorrente, muitas vezes a resposta está diante de nós e outras vezes vai exigir um planejamento e um esforço maior.
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