Dia 10 de outubro é o dia Mundial da Saúde Mental e eu não posso deixar de relacionar isso com 2 coisas que eu abordo constantemente e que afetam diretamente esse dia. O Dinheiro e o Empreendedorismo.
Nós temos hoje no Brasil mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. São pessoas que não sabem de onde vão tirar recursos para pagar suas obrigações, suas contas básicas, não vão conseguir fazer uma refeição digna muitas vezes, não vão levar a família pra fazer algum passeio no mês todo, não vão comprar uma roupa, ou tira rum tempo pra si mesmos.
E aí eu pergunto. Que impacto isso causa na mente das pessoas?
Quanto estar preocupado afeta teu bem estar?
A gente acha que tem uma noção, mas a verdade é que a dificuldade financeira gera insegurança, medo, incerteza, e isso vai corroendo as pessoas por dentro.
Uma vez eu estava atendendo um cliente e ele me explicando que dentro das dificuldades financeiras, o que mais machucava ele era o quanto isso afetava o relacionamento. E faz todo sentido. O casal acaba tendo muita dificuldade de aproveitar uma vida à dois quando estão extremamente preocupados com como irão pagar as contas.
E esse cenário é mais comum que a gente imagina. Mesmo quem não está inadimplente é frequentemente alvo de preocupações que muitas vezes tiram o sono porque no fim do mês a conta não está fechando ou está muito apertada.
E aí, como fica a saúde mental no meio disso?
Aí a pessoa decide mudar sua realidade e parte para o Empreendedorismo! Ela viu alguns vídeos de pessoas tendo sucesso, vê algumas pessoas num palco falando das suas jornadas de quando saíram do nada e construíram impérios, ouvem que quem quer vai atrás e conquista. Ouvem que "só depende de você" e assim por diante.
Mas Giordano, você não acredita nisso?
Acredito, sim. Sou um entusiasta do empreendedorismo. Quem me conhece sabe o quanto eu acredito e defendo o processo de empreender, mas eu vou com cuidado, porque "Motivação não é aquilo que te anima, é aquilo que te transforma". Empreender é criar riqueza e precisa sim de um posicionamento, mas não é aquele pacote bonito que é vendido nas redes sociais, é muito menos glamuroso e muito mais trabalhoso e o problema está justamente na falta desse entendimento, porque muitos entram nessa jornada e acham que logo vão enriquecer e comprar seus jatos e suas mansões e quando isso demora mais tempo do que o previsto existe uma frustração grande e a comparação vai corroendo.
Poxa, mas tal pessoa tá conseguindo, porque o meu negócio não tá decolando?
Essa conversa é mais recorrente do que parece e muito mais real que as palestras de motivação.
O problema não está só na conversa, mas no efeito que ela causa na pessoa.
Ela se frustra, se fecha, perde desempenho e sente que fracassou.
Mas é um erro! O problema tá em achar que precisa trilhar o caminho que as outras pessoas estão trilhando. Cada um tem uma jornada com um tempo e um andamento diferente. Entender isso é importante.
Mas então o que se faz, Giordano?
Primeira coisa, respira. Toma um copo de água. Água faz bem e a gente precisa se hidratar.
Em muitos lugares a gente vai ver como indicação para melhorar o equilíbrio mental ter uma boa alimentação, fazer exercícios, relaxar e coisas do tipo. E isso está corretíssimo!
Mas eu quero adicionar algumas coisas que acho que podem impactar positivamente esse bem estar.
1º Buscar sim referências para melhorar sua situação, mas entender que o caminho que a pessoa trilhou é dela e você vai ter o seu. Ninguém é melhor, só são momentos e jornadas diferentes.. Relaxa um pouco. Não ta atrasado, ok?
2º Planejar! Sou adepto do planejamento. Ele serve como guia para os momentos de dúvida. E não precisa ser nada complexo não. Começa respondendo 2 perguntas.
- Onde eu quero chegar?
- Quais atitudes me levam para este lugar?
Já é um bom começo!
3º Curte o processo! Você está se propondo a criar algo novo, trazer soluções para as pessoas, resolver demandas, conversar com pessoas.. Aproveita isso. É um momento bonito, sim. Não apenas glamuroso como parece, mas é bom, sim. Aproveita essa transformação e se maravilha com ela.
Giordano, isso vai me garantir uma boa saúde mental?
Não, brother! A gente tem que parar com essa mania de querer uma fórmula secreta e garantida de sucesso. Isso não existe. Errar faz parte, pirar de vez em quando também, a gente não pode é parar nesses momentos ruins. Eles passam.
Começa essa semana diferente então.. Vai com mais calma, cuida o que ta fazendo, dedica tempo, atenção, cuidado e carinho pras funções que parecem chatas e a vida vai mudando.
Fez sentido?
Então manda um comentário aqui pra mim, por gentileza porque eu adoro ler o retorno do pessoal!
Grande abraço
Giordano da Luz
Comments