Existe um restaurante que eu e a Samantha gostamos muito que conhecemos em Londres. Fica em uma travessa da principal avenida da cidade, é moderno, bonito, não é caro e tem uma proposta bem diferente. Ele se chama Vapiano!
Toda vez que vamos pra lá a gente come no Vapiano e lembra porque gostamos. A comida é incrível e o ambiente é realmente aconchegante. A melhor parte é que descobrimos que ele existe em diferentes lugares. Já experimentamos em Amsterdam, em Zurique, São Paulo e em todos, a qualidade foi a mesma, a experiência manteve o nível e relembramos o que gostávamos no restaurante.
Um detalhe que tornou ainda mais especial. Em Janeiro de 2021 nós fomos para São Paulo e eu enviei um e-mail para o Vapiano de lá dizendo que era nosso aniversário de casamento e pedindo pra reservarem uma mesa. Eles não só reservaram, como criaram um cantinho especial pra nós com uma experiência incrível e que tornou nosso jantar ainda mais inesquecível. (Infelizmente, essa unidade não resistiu a pandemia e acabou fechando).
Mas porque eu to falando disso? To recomendando o restaurante? É publipost?? Não. (Bem que podia, né?) @Vapiano. Fica a dica!
Mas to falando porque nós frequentamos o restaurante desde 2014 e em diferentes lugares do mundo e em todos a qualidade, atendimento e experiência se manteve. Quem tem negócio sabe como é difícil conseguir criar um padrão e manter ele, principalmente ao buscar transformar isso em cultura da empresa e passar para os envolvidos no processo.
Como mantemos a qualidade do pão com ingredientes de lugares diferentes? Como treinamos para que o atendimento e o tempo de preparo sejam padronizados? Como se estrutura um layout replicável em diferentes cidades e estruturas?
Bom, a resposta é claro. Através de processos.
Muita gente já viu o filme sobre o McDonald's, mais especificamente a cena em que eles "treinam" a melhor forma de fazer o processo ser eficiente. Isso é uma clara demonstração da importância do processo bem definido para a eficiência da organização e como isso impacta na produtividade e, consequentemente, nos resultados.
Mas ainda assim, mesmo depois de estabelecer processos, ao fazerem as franquias, viram que cada uma estava sendo gerenciada de uma forma e colocando variações. Ou seja, era preciso acompanhamento de produção, não apenas o mapeamento.
Aos poucos a empresa foi entendendo como resolver os problemas que surgiram e enfim, sabemos o tamanho do McDonald's hoje. O Vapiano da mesma forma precisou estabelecer um processo de produção claro e bem definido, além de um acompanhamento para manutenção desse processo.
Mas a grande questão aqui é.
Como podemos aplicar esse princípios nas nossas vidas? E quais os benefícios disso?
A primeira questão é entender o que fazemos. Falando de empresas, o McDonald's não está tentando fazer todos os tipos de prato que o cliente poderia querer. Ele cria pratos padrão e oferece ao cliente (Todos eles tem um processo já definido, por isso quando você pede algo diferente demora mais que o padrão, pois sai do processo pré-definido)
Então entender o que se faz é fundamental.
Segundo passo é entender COMO se faz. Você vê um processo claro na sua estrutura de produção? Ele é eficiente? Onde você está perdendo tempo? Porque esse tempo é perdido e como isso afeta o resultado da sua operação?
É comum a distração fazer parte do processo operacional de muitas empresas, mas não temos noção do quanto ele afeta os resultados.
Mas Giordano, eu não tenho empresa.
Ok. Mas você tem objetivos pessoais, não?
Estabelecer um processo sabendo onde se quer chegar e como fazer para alcançar é fundamental para que objetivos não sejam apenas divagações distantes, mas se tornem realidade.
Como eu faço isso?
Eu uso um método simples de 4 passos básicos.
Diagnóstico
Planejamento
Execução
Avaliação
Cada uma dessas etapas parece óbvia e é essa a melhora parte, porque o ideal de toda mudança é que ela possa ser internalizada de maneira simples.
Faça uma diagnóstico da situação atual e onde se quer chegar. Monte um planejamento e idealize a execução. EXECUTE de fato. Avalie resultados.
Simples assim.
Tá bonito aí no papel, mas não sei por onde começar.. Clica no botão AQUI então
Se não for da forma que eu falei, encontre outra forma de fazer funcionar. Não importa que você não seja tão grande quanto o Vapiano ou o McDonald's. Cresça no seu objetivo e colha os resultados.
Combinado?
Me diz aí se concorda! Abraço
Giordano da Luz
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