top of page
Foto do escritorGiordano da Luz

O Poder da Leitura




Quando eu era pequeno minha mãe me contava histórias. Toda noite ela tirava alguns momentos pra mim e me contava algo. No começo eram histórias prontas, depois ela criava e depois me instigava a contribuir, ajudando a construir a história.


Esse hábito gerou muitos efeitos na minha vida adulta. Uma parceria gigante entre eu e minha mãe que sempre criou tempo pra nós e é um hábito que mantemos. Me permitiu ser criativo ao construir as histórias, me fez interessado em histórias, em conhecer, em saber, em aprender. Instigou minha curiosidade.


Essa foi a base pra um dos hábitos que mais gosto, a leitura. Foi através da leitura que tive grandes momentos de diversão, reflexão, aprendizado e enfim.. Conheci muitos universos pelos livros e isso sempre me trouxe bons resultados, por isso, sempre que posso, incentivo os que estão próximos de mim à terem este hábito também.


E toda leitura vale. Eu comecei por gibis, depois livros infanto-juvenis, depois livros de mistério, livros de ficção, livros de ciência, de negócio, espiritualidade, biografias, história.


É uma ferramenta de transformação gigantesca e nos trás benefícios incríveis. Vou dar alguns exemplos.


Quanto mais nós lemos, melhor nós deixamos o nosso repertório de palavras e consequentemente melhoramos nossos argumentos. Pra entendermos o poder disso, é só compararmos a nossa tentativa de argumentação em outro idioma.


Quando fomos para Paris a primeira vez, eu havia ouvido muito que lá eles não gostam que você chegue falando inglês (birra entre França e Inglaterra), por isso aprendi 3 frases: Bonjour.

Je suis brésilien,

Je ne parle pas français.

Pouvez-vous m'aider ?


Que querem dizer:

Olá.

Sou brasileiro.

Não falo francês.

Você pode me ajudar?


E aí as pessoas abriam um sorriso e me perguntavam que idioma poderíamos falar e tudo fluía. Mas meu francês acabava aqui. E se precisasse qualquer argumentação, não teria. Se a pessoa se recusasse a falar outro idioma, ficaria ali, olhando pra ela, porque não saberia continuar!



Mas quantas vezes isso acontece no nosso próprio idioma? Quantas vezes não entendemos pessoas falando em português mesmo? Porque usam termos diferentes daqueles que estamos acostumados. Já aconteceu com você? Mas a medida que a gente lê, a quantidade de referências aumenta e a disponibilidade de termos também, ou seja, compreendemos mais as pessoas a nossa volta e conseguimos consequentemente nos comunicarmos melhor.


Isso se dá em diversos contextos, é comum receber situações de pessoas que tentam argumentar sobre seus direitos junto à fornecedores, bancos, instituições e terem estes mesmos direitos negados por não conseguirem expressar de fato o que gostariam. Isso é algo que pode ser trabalhado se a pessoa considerar importante e por isso, novamente, a leitura é uma ferramenta aliada do nosso crescimento pessoal.


Você tem o hábito da leitura? Pra quem já tem, sugiro a diversificação. Ler coisas diferentes nos ajuda a abrir a mente, entender outras perspectivas. Pra quem ainda não tem, sempre é tempo! Comece pequeno, coisas simples, leves e se divirta no processo.


Aqui no site estou colocando alguns livros que considero relevantes. Olha aqui as diferentes opções! A maioria é voltada pra negócios ou desenvolvimento pessoal. Mas me diz alguns que você considera importantes que mais pessoas leiam e vamos compartilhar esse hábito que muda tantas vidas. Pode ser?


Me fala aí. Você tem o hábito da leitura? Que tipo de livros você gosta?


Obrigado por acompanhar! Abraço


Giordano da Luz

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Excelente!!!

Like
bottom of page