Tá vendo essa foto? É uma das que mais gosto de uma viagem que eu e a Samantha fizemos.
Claro que eu acho ela linda pelo lugar e tal, mas tem uma coisa nela que não aparece, mas que pra mim faz toda diferença.
Eu sou muito medroso pra água.
Sério, eu olho grandes superfícies com águas profundas e me da um arrepio, então quando a gente chegou em Lucerna na Suíça, estacionamos o carro e caminhamos na beira do rio, eu achei lindo demais, olhei pras montanhas congeladas e fiquei admirando até que a gente chegou perto de onde haviam as lanchas para alugar.
Isso foi um medo que precisei superar.
Minha questão era: "Vou me arriscar nesse rio que não conheço, mas que parece bastante fundo, ou vou perder a oportunidade de andar de lancha na Suíça e superar algo que me trava?"
Pra quem não tem medo de água é uma dúvida bastante infantil, né. Mas pra mim foi um processo de superação grande e sinceramente, valeu muito a pena. Depois eu realmente curti o processo e hoje me lembro com carinho da situação.
Isso aconteceu também em outras situações. Pular de barco em rio que não dava pé, andar em montanhas russas em cima de montanhas com a estrutura pra fora dela, na beira do mar (sim, também não sou muito fã de altura), Viajar sem ter onde ficar, dar carona pra estranhos... E talvez uma das mais desafiadoras.. Empreender.
Imagina só, começar um negócio no Brasil com a complexidade que é, é sem dúvida um desafio, mas como todo desafio, existe um sabor diferente ao superar ele. Você sai mais forte. E isso é importante.
Nessa mesma viagem da foto de cima, eu e a Samantha tivemos um problema com o hotel e acabamos nos vendo a 1 da manhã em Londres, sem internet, sem sinal de celular e sem ter onde ficar. A situação se resolveu e adivinha só. A gente saiu mais forte, tanto que uns meses depois fomos para Argentina e Uruguai sem ter ideia de onde ficar e fomos descobrindo ao longo do caminho. Isso vai nos tornando mais preparados para as situações que surgem. A gente se assusta menos, diminui a ansiedade e vive de maneira mais plena.
Por isso a importância de se superar. Sim, eu sei que o papo parece de Coach, mas a real é que a gente precisa enfrentar o que nos assusta e superar isso. Se não, sempre seremos dominados pela inércia.
Sugiro vermos as situações como oportunidades. De melhorar, de crescer ou até mesmo de ver onde precisamos trabalhar. Mesmo a falha e o fracasso são importantes.. Em uma época em que nos é vendido tanto o sucesso como receita da felicidade, não podemos esquecer que falhar faz parte do sucesso, só não podemos parar nele.
Hoje eu atendo muita gente que se atrapalhou financeiramente e tá a ponto de desistir, mas na boa. Desiste não, brother. É só uma fase, se ergue de novo, reorganiza, não fica com vergonha ou medo. Falhar não é um problema, é uma etapa apenas.. Só não falha quem não faz e entender isso é a chave para atingir sucesso de fato.
Existe a ideia de que a segurança e estabilidade são essenciais para estar tranquilo e muitas pessoas colocam essa segurança em um emprego, mas na real, pensa aqui comigo.. Tu não está terceirizando a garantia? Porque o que acontece se o dono da empresa gerencia mal e o negócio quebra? A segurança acaba. Ou se ele não te acha mais valioso no time? A segurança acaba. Será que não é mais relevante aprender a gerar a tua própria renda, porque assim independente do cenário você desenvolve a capacidade de GERAR riqueza e não mais espera para ganhar dinheiro.
Enfim, diz aí pra mim se isso faz sentido pra ti e vamos trocar uma ideia!
Grande abraço!
Giordano da Luz
Comments