top of page
Foto do escritorGiordano da Luz

Quando começar meu negócio?


"Brasil é um país empreendedor"


Muitas vezes ouvimos isso e com certeza tem sua razão. Somos um povo criativo, inovador, dedicado e sem dúvidas, em um dos melhores cenários mundiais (Sim, tenho certeza do que to falando).


Mas, embora eu realmente concorde que o Brasil é empreendedor, me parece que isso não basta para que sejamos de fato uma nação com o crescimento econômico que poderíamos ter e com uma população rica como poderia ser.


Na minha visão, é inaceitável que no Brasil, um dos maiores produtores de comida do mundo, tenhamos gente passando fome. É sem dúvida um problema antigo que exige mudanças urgentes, mas esse não é o único problema do país, nós temos diversos contextos que precisam de soluções e, por incrível que pareça, isso é um cenário fértil para o empreendedorismo. A lógica principal do empreendedorismo é resolver problemas. Toda empresa que existe, deve existir com um objetivo claro de resolver problemas da sociedade em que está inserida. Embora a gente tenha visto um boom de empreendedorismo nos últimos anos surgindo com ideias aparentemente inovadoras e aplicativos bonitos, no cenário atual com o fechamento das torneiras de investimentos que criava empresas que queimavam caixa pra crescer, vemos muitas dessas aparentes empresas inovadoras desaparecendo, porque na essência não resolviam problemas reais.


Além desse princípio básico que não é entendido, temos outros grandes problemas no empreendedorismo brasileiro que enfraquecem nossos resultados.


Primeiro deles, a motivação para abertura do negócio. Os números de abertura de empresa no Brasil são altos e tem crescido cada vez mais, porém, um fato importante de entendermos nesse processo é a diferença entre o empreendedorismo por necessidade diante do empreendedorismo por oportunidade. No primeiro, a pessoa empreende porque não tem outra opção de renda. No segundo, percebeu uma oportunidade e está buscando investir nela. nos últimos anos, o empreendedorismo por necessidade tem diminuído, mas ainda é representativo, conforme acompanhamento sistemático do Sebrae. Isso quer dizer que não necessariamente a pessoa está buscando soluções para resolver um problema que percebeu, ou inovar em uma área. Ela precisa gerar sua própria renda. Muitas empresas boas saem disso, mas é um cenário de maior dificuldade para iniciar o negócio. Principalmente porque em muitos casos há uma dificuldade de capital para girar esse negócio.


Como segundo ponto e um dos principais que geram dificuldade para o empreendedor, é a gestão. Ainda é difícil para muitos brasileiros entenderem que ser empreendedor é mais o que ter o seu CNPJ, mas é um exercício de gestão constante. Existe uma visão antiquada que se mantém presente no imaginário coletivo de que TRABALHAR é focar no operacional, negligenciando estratégico, tático e gerencial. Existe aquela crítica explícita ou velada do "cara que só fica atrás da mesa" enquanto outros trabalham.


Aqui quero que a gente pare um momento pra entender. Empresa precisa de operacional de qualidade, mas precisa dos setores estratégicos também. Uma gestão correta é o que faz a empresa crescer e entender isso é a chave para resolvermos um problema que não é tão percebido. A mortalidade das empresas.


Embora tenhamos um número grande de abertura de CNPJs, muitos negócios acabam morrendo por não conseguir lidar com questões de gestão. Burocracia dos impostos, licenças, tomada de decisão, compreensão de mercado, concorrência são alguns dos diversos entraves no dia-a-dia do empreendedor que não os domina corretamente.


E esse é um problema real. Vamos entender a situação. Temos muitas empresas abrindo, o Brasil está na 7ª posição em relação aos países mais empreendedores, mas mais de 20% das nossas empresas estão morrendo. E isso é medido pela baixa do CNPJ, ou seja, Muitas empresas que não deram certo nem estão entrando nessa conta porque os empresários acabam não baixando os CNPJs.


Mas como resolver isso, Giordano?


A resposta é, em muitos aspectos óbvia, preparar melhor o empreendedor para que ele consiga dominar o seu negócio e o mercado em que está inserido e tome decisões mais consistentes na gestão do negócio. Mas na prática, a realidade é mais complexa. Por onde o empreendedor deve começar a se preparar para gerenciar sua empresa? Além da gestão, o que fazer com a limitação de capital que tem para investir no seu negócio? Como ter uma visão mais completa do seu mercado?


É preciso que o objetivo seja quebrado em menores partes para que seja alcançado de maneira gradativa, mas é uma coisa que dependa da outra, então, na prática, é quase como um clube seleto. Alguns conseguem informações e credito que precisam para dar o start no seu negócio e outros ficam admirando de longe e se culpando por não saberem como fazer.


Aí no meio disso nós temos um discurso que afirma que quem quer consegue, basta querer, negligenciando as realidades cheias de adversidades e empecilhos que travam o possível empreendedor, gerando nele um sentimento de frustração e culpa que piora a situação.


Eu comecei esse texto com uma pergunta. Quando começar o meu negócio? A resposta é variada. Para alguns eu diria que quando identificar uma oportunidade de negócio que valha o tempo e o esforço. Para outros eu diria agora, pra mudar de vida e ver o esforço sendo recompensado. Para alguns poucos eu diria, "Não comece" Porque nem todos tem o perfil, mas é no tempo que cada um se sentir pronto. A única coisa que eu diria para todos antes de começar é "Se prepare" Porque em todos os contextos isso será desafiador e, como dito acima, exigirá esforço, então SE PREPARE BEM. Garanto que vale a pena.


Por onde eu começo, Giordano?


Uma sugestão.

Estude sobre empresários de sucesso de diferentes momentos da história e diferentes lugares do mundo. Veja suas biografias, seus insights, seus acertos, seus erros (porque eles serão mais do que os acertos).


Estudo sobre negócios. Ouça podcasts, leia livros, veja vídeos, filmes, documentários. Respire esse universo. Aprenda os cálculos de preço, entenda os custos, entenda os impostos.


Estudo o mercado. Busque índices, informações, dados. Pesquise! Pergunte, converse.


Fale com grandes empresários. Seja insistente, seja direto, seja consistente.


Como eu digo constantemente, o empreendedorismo é uma das melhores formas de criação de riqueza. Acredito tanto nisso que vivo isso na minha vida. E uma das coisas que mais quero é ver mais empreendedores surgindo com ideias inovadoras, com melhorias de mercado, com avanço pro nosso país.


Tudo que eu citei acima pode ser buscado de graça com foco e dedicação, mas caso você queira um suporte nesse processo de preparo, estou criando um material de apoio para aqueles que quiserem. Caso você tenha interesse, deixa teu e-mail abaixo que eu te envio esse material, ok?




E não desiste. É uma jornada longa, mas não precisa ser solitária como parece. Busque os parceiros certos e vai crescer em pouco tempo o que demorou anos pra chegar.


É o que quer? Me fala como estão os planos aí e se precisar de ajuda, só me chamar!


Grande abraço!


Giordano da Luz










162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page