Quero falar aqui hoje de algo muito importante pra mim! Viajar!
Aqueles que me conhecem sabem que há alguns anos eu tenho direcionado grande parte do meu tempo e recursos para conhecer algumas partes do mundo. Menos do que eu gostaria, mais do que eu imaginava.
Minha primeira viagem foi com a Samantha, na época ainda namorados, para Londres. Foi em 2014 e planejamos bastante, tivemos muito apoio da família, e acabamos nos apaixonando pelo lugar e pelo processo de viajar.
Depois disso, todo ano nós viajávamos pelo menos uma vez para conhecer lugares novos e sempre que possível, passávamos por Londres novamente. Nessa lógica conhecemos até então aproximadamente 20 países que nos permitiram abrir a mente para muitas coisas que não imaginávamos conhecer.
Mas porquê estou falando sobre viajar se eu abordo assuntos de finanças?
Bem, primeiro porque gosto mesmo. Segundo, porque normalmente as pessoas tem a ideia de que viajar é caro e inalcançável. E isso não é necessariamente verdade. E terceiro, porque existem coisas que devemos destinar nosso dinheiro que valerão mais do que o potencial de riqueza que ele geraria por si só. O chamado enriquecimento pessoal.
Ao longo das viagens, tive experiências que me permitiram realmente sair da zona de conforto e encontrar soluções que não estavam previstas. Embora gostemos do planejamento, não se prevê tudo e muitas vezes é fundamental saber improvisar e isso tem muuita relação com empreender.
Sou um grande entusiasta do processo de empreendedorismo e creio que adquirir a capacidade de improvisar e transpor as adversidades é cada vez mais imprescindível para as empresas que querem além de se manter no mercado, crescer.
Como já vimos na evolução das espécies, o mundo não é dos mais fortes, mas dos que tem a capacidade de se adaptar. Por isso a gente vê tanta gente falando sobre sair da zona de conforto. Embora isso tenha se tornado frase motivacional bem batida, carrega ainda a verdade que a motivou inicialmente. Precisamos saber olhar para a vida não esperando apenas a segurança que tantos almejam, mas também com a coragem de arriscar conhecer um novo lugar, novas pessoas, andar por caminhos desconhecidos, arriscar e principalmente estar preparado para encontrar soluções nas situações mais adversas.
Lembro aqui a importância de entendermos que estamos em uma longa viagem de conhecimento e reconhecimento de nós mesmos e daqueles que estão a nossa volta, pois a única certeza é de que nada é eterno, então que vivamos este momento e aproveitemos ao máximo, deixando nossa marca no mundo, impactando a vida das pessoas com soluções de negócios, com conversas, com atenção, ouvindo e valorizando à todos.
E você?
Qual detalhe da vida você pode me contar agora?
Um forte abraço! Giordano da Luz
Que post maravilhoso! Adorei o tema, realmente viajar nos enriquece muito de experências e aprendizado. Abre nossa mente para novas culturas e realidades, eu acho isso incrível!